Fundada em 1967, a entidade filantrópica Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar nasceu com o compromisso de promover soluções na área da saúde, educação e assistência social, trabalhando em prol da excelência em gestão baseada na integridade, e em princípios cristãos.

Considerada uma das melhores em seu ramo de atuação, a entidade gerência hospitais espalhados por 23 cidades de 11 estados do Brasil, somando cerca de 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, a maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Referência em traumas e queimados na região norte do Brasil, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é uma das unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará. A gestão teve início em 2012 e destina 100% dos serviços ao SUS, oferecendo atendimento de qualidade, humanizado e totalmente gratuito.

A instituição fez parte de um movimento pela profissionalização da ação beneficente na saúde, visando a melhoria do atendimento aos pacientes. Não por acaso, padre Niversindo Antônio Cherubin, primeiro presidente da entidade, foi pioneiro na criação de cursos de administração hospitalar no país.