Metropolitano recebe réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

A imagem é um presente de agradecimento pela atuação dos profissionais da saúde durante a pandemia

Momentos de emoção e devoção foram compartilhados por pacientes, colaboradores e acompanhantes durante a entrega da réplica da imagem peregrina da Nossa Senhora de Nazaré, nesta quarta-feira, 3/6, no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua.

Para o Médico Cirurgião Vascular da unidade, Silvio Bentes, católico e membro da guarda de Nazaré, receber a imagem santa na unidade é um momento de emoção e inspiração.

“Fui escolhido pela santa para servir, e esse momento espiritual aqui nos inspira. Durante esta pandemia, muitas pessoas precisam dos profissionais de saúde, e com a benção Dela, nos sentimos mais fortes. Esse presente nos traz força, esperança a alegria de partilhar com os demais profissionais esse momento de devoção e fé”, descreve emocionado.

De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais do Metropolitano, Roberta Cardins, a imagem, que passou pelos corredores da unidade, representa um gesto de gratidão por todo o esforço que tem sido feito na assistência à saúde da população paraense através dos profissionais da saúde.

“Nesse isolamento a pastoral buscou prestar esse momento solidário e espiritual. Trazer a réplica da Santa é um gesto de gratidão para com os nossos profissionais de saúde, que fazem parte do atendimento na linha de frente, mas que também colaboram na cura dos enfermos nos leitos de internação, enfermarias e na área administrativa do Metropolitano”, relatou.

O Metropolitano, unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde, foi um dos 22 hospitais escolhidos na região com atuação destacada no combate à pandemia do novo coronavírus, que recebeu a réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

“Recebemos uma linda homenagem ao receber da Diretoria da Festa de Nazaré uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Uma homenagem para todos os colaboradores do Hospital Metropolitano, que já possui como missão institucional salvar vidas, sendo ampliada neste momento em especial. Toda a nossa equipe tem se empenhado ainda mais pela recuperação de nossos pacientes acometidos pela Covid-19″, ressaltou Itamar Monteiro, diretor hospitalar .

O Diretor do Círio, Roberto Correia, que trouxe o presente a unidade, falou da sua representação e da alegria em prestar esse acolhimento espiritual aos profissionais. “A imagem é branca, em tinta de porcelana, para simbolizar a cura, a paz e a indumentária dos profissionais da saúde. Queremos agradecer esses profissionais pela sua atuação frente à pandemia e acalmar esses corações que estão aqui no hospital”, afirmou.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.