Em ação especial, Hospital Metropolitano entrega mensagens de fé e esperança à pacientes em tratamento da Covid-19

A solidariedade vem ganhando cada vez mais espaço no estado paraense, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Pacientes internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Ananindeua, e que seguem na batalha contra o coronavírus, passaram a receber as refeições de forma especial, com mensagens encorajadoras.

O objetivo da ação, realizada pelo Serviço de Nutrição e Dietética da Unidade (SND), é valorizar e trazer a esperança de volta para homens e mulheres que estão passando por esse momento difícil que é a recuperação da Covid-19.

Além da comida, as nutricionistas Aline Rodrigues e Aglais Neta produziram mensagens de solidariedade, motivação e de carinho para os pacientes. Nos bilhetes, que são entregues junto com as refeições, palavras como “fé, esperança e força” buscam dar coragem para os pacientes que estão internados nos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento do coronavírus no HMUE.

Durante a internação, os pacientes não podem receber visitas e o atendimento é feito por profissionais completamente paramentados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que dificulta qualquer interação. “O nosso objetivo é tentar minimizar o isolamento causado pela doença, com ações de humanização. Sabemos que a batalha é grande, mas tudo isso vai passar”, explica Edilssa Carla Lopes, coordenadora do SND.

O diretor hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro, ressalta que gestos assim, além de dar energia para encarar os próximos dias, funcionam “como um abraço” em tempos de isolamento social e devem ser reconhecidos. “O trabalho voluntário deve ser sempre reconhecido, é a absoluta demonstração de amor ao próximo! Parabéns a esses profissionais que, com atitudes simples, conseguiram proporcionam momentos de puro altruísmo”, finaliza o diretor.

Campanha “Vocês Estão Fazendo História

A Pró-Saúde lançou neste mês de maio a campanha “Vocês Estão Fazendo História”, para promover o respeito e gratidão ao empenho dos profissionais, especialmente durante essa fase de combate à pandemia. Uma das ações desenvolvidas é a série fotográfica que visa apresentar alguns dos profissionais que estão no combate à pandemia em todo o Brasil.

Para visualizar fotos da campanha acesse o endereço: https://www.prosaude.org.br/noticias/serie-fotografica-promove-a-valorizacao-dos-profissionais-de-enfermagem-em-tempo-de-pandemia/

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.