Hospital Metropolitano promove palestra sobre hábitos alimentares no bairro Aurá

Além do importante papel na prestação de serviços gratuitos de assistência em saúde, nesta sexta-feira (29/03), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou uma palestra sobre Alimentação Saudável como prevenção de doenças.

A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Mariguela, no bairro do Aurá, e faz parte do projeto “HMUE na Comunidade”, que busca orientar a população sobre a prevenção de doenças. Além de alertar sobre os riscos de uma má alimentação, que podem causar diabetes, hipertensão e taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos, o projeto também incentiva melhorias na saúde e esclarece dúvidas.

“Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial no controle de doenças e deve conter quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas, minerais, fibras e água”, destacou Mila Silva, residente de enfermagem da Unidade e responsável pela realização da palestra nesta sexta.

A diretora da UBS Mariguela, Denise Neri, considera que a presença de profissionais do HMUE para orientar a comunidade é sempre muito importante para que todos se informem e saibam como cuidar melhor da saúde. “É muito valioso para nós ter o apoio de um hospital de referência como o Metropolitano, sempre parceiro em várias ações, com muitas informações importantes a acrescentar a nós e ao nosso público”, declarou.

Para a Supervisora de Humanização do HMUE, Natalia Failache, todos têm direito a ter acesso a informações sobre educação em saúde e o objetivo do Hospital é sempre levar o conhecimento também para fora dos muros da Instituição. “Trabalhamos com uma equipe multiprofissional, somos um hospital escola, que forma profissionais de diversas áreas da saúde, temos um papel social importante, então é fundamental ter essa proximidade com a comunidade e dividir nossos conhecimentos nas diversas temáticas ligadas ao trabalho que realizamos dentro da Unidade com os nossos usuários”, ressaltou a supervisora.

Sobre o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE)

Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).