Metropolitano sensibiliza colaboradores para importância da acreditação hospitalar

Sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde, a acreditação hospitalar é um processo voltado para melhoria contínua que necessita do envolvimento dos colaboradores de uma unidade de saúde.

Com este propósito, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), surpreendeu seus colaboradores com uma ação de sensibilização com vistas à certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na última sexta-feira, 29/9.

A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), passará pela avaliação da ONA no mês de novembro e almeja a conquista da certificação ONA 1 – Acreditado, na qual as instituições atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos assistenciais e estruturais.

Durante o dia, colaboradores denominados líderes no processo de acreditação, foram a todos os setores da unidade para falar da certificação aos colegas. O grupo multissetorial apostou no lúdico para atrair a atenção dos colaboradores. Foram usadas perucas, boás e outros acessórios multicoloridos.

Os integrantes do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) montaram uma espécie de carro-som, com um notebook para tocar a paródia da música ‘Pra Dançar Carimbó’. A letra foi adaptada para lembrar a todos do objetivo da unidade quando os avaliadores da ONA chegarem em novembro.

A gerente do NQSP, Dociana Formigosa, explicou que a ação foi promovida para sensibilizar os colaboradores para a acreditação. “Temos o objetivo de contagiar as pessoas, despertá-las para o processo que estamos iniciando. A ONA avaliará todos os nossos processos de trabalho, desde o serviço de portaria até a higienização do hospital. Nesse processo também serão avaliados a nossa gestão, nossa estrutura operacional e os nossos principais resultados”, explicou.

Segundo a gerente, os quesitos a serem avaliados tornam a sensibilização do colaborador primordial para o sucesso do processo. “Todo mundo tem que entrar neste clima, os colaboradores são fundamentais no processo de acreditação”, disse.

Certificação

A acreditação hospitalar é um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde oferecidos por uma unidade. O caráter do processo é educativo, voltado para a melhoria contínua.

Três princípios fundamentais pautam o processo de acreditação: é voluntário, feito por escolha da organização de saúde; é periódico, com avaliação para a certificação e, posteriormente, durante o período de validade de certificado; é reservado, com as informações coletadas ficando sob a guarda da entidade certificadora.

As organizações de saúde submetidas à acreditação são avaliadas por instituições credenciadas pela ONA e têm como referência as normas do do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.