Semana Multiprofissional do Metropolitano reforçará protocolos de segurança do paciente

Para quem trabalha na área de saúde, a segurança do paciente é elemento fundamental e deve ter seus protocolos revisados à exaustão. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), os colaboradores colocarão em prática o que sabem sobre a segurança do paciente durante a II Semana Multiprofissional e XI Semana de Enfermagem, que acontecerá entre os dias 6 e 14 de junho na unidade.

Com o tema “Segurança do Paciente”, a programação será marcada por dias em que a agitação da rotina de urgência e emergência dará lugar ao lúdico. Os colaboradores participarão de atividades como um quiz de perguntas e respostas sobre os protocolos que garantem a segurança do paciente. Além desta ação, haverá uma gincana também com foco nos procedimentos relativos ao paciente.

Nesta atividade os colaboradores serão convidados a arrecadar garrafas pet e alimentos não perecíveis para posterior doação. As inscrições para a gincana foram abertas na última semana de maio, 14 equipes já estão inscritas, mas o número deve ser maior, já que a atividade só começa no dia 12/6. Nos bastidores da instituição, os colaboradores articulam suas equipes e disputam trabalhadores conhecidos por sua integração e simpatia nas atividades desenvolvidas no HMUE.

Um destes é o jardineiro Romilson da Conceição, sempre chamado pelos colegas para viver personagens nas ações na unidade. O colaborador já se fantasiou de Descartex, Perfurito e até mesmo de Galinha Pintadinha na primeira edição do Fórum de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), em 2016. Recentemente, Romilson deu vida a uma bactéria durante a Semana de Higienização das Mãos, no mês de maio.

Outra atividade que movimenta o interesse dos colaboradores é o jogo de futebol, a ser realizado no dia 9/6, a partir das 19h, na Arena Space Ball, em Ananindeua. Para a partida foram convidados times dos hospitais Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) e Público Estadual Galileu (HPEG). Serão distribuídas medalhas aos times vencedores no masculino e feminino.

Para a diretora Assistencial da unidade, Ivanete Prestes Roberti, a Semana Multiprofissional é uma oportunidade de integração. “Vamos sair um pouco do foco de treinamento e cursos, vamos nos voltar para atividades lúdicas, com gincana e jogo de futebol, para que o colaborador consiga se enxergar como não consegue no dia a dia. Trabalhamos muito e nem sempre temos esta oportunidade”, refletiu a diretora. Ela aposta na gincana como um dos momentos de maior engajamento na atividade. “Convido todos a participarem, espero que os colaboradores gostem e participem. É um momento para a integração”, destacou.

A Semana Multiprofissional do HMUE terá também um workshop sobre cuidados paliativos do paciente vítima de trauma, além de um curso de suporte avançado para enfermagem no trauma e um encontro para dos facilitadores da unidade. O II Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém/Pará-Região Metropolitana também faz parte da programação do Metropolitano.

Veja a programação da II Semana Multiprofissional e XI Semana de Enfermagem do Hospital Metropolitano:

6/6
9h às 10h – Encontro de Facilitadores do HMUE

7/6
8h às 18h – II Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém/Pará-Região Metropolitana
Local: Computer Hall

8/6
14h – Workshop sobre Cuidados Paliativos do Paciente Vítima de Trauma

14h às 14h10 – Abertura do workshop pela diretoria

14h10 às 15h – Finitude da vida. Conferencista: Rivonilda Graim (Psicóloga)

15h às 15h50 – Cuidados paliativos no trauma. Conferencista: Laiane Dias (Médica)

15h50 às 16h10 – Coffee break

16h10 às 17h – Aspectos éticos em cuidados paliativos. Conferencista: Adilon Koury (Médico e advogado)

17h às 18h – Mesa redonda: ‘Comunicação de más notícias e como cuidar do cuidador’. Moderadora: Norma Assunção (Coordenadora da UTI/HMUE). Participantes: Médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro do HMUE e outros a definir.

18h – Encerramento

9/6

9h – Apresentação do projeto Elo (Gestão de Pessoas)
16h – Aula de ritmos
19h – Futebol dos colaboradores HMUE (convidados: HPEG e HOIOL)

10/6
Curso de Suporte Avançado para Enfermagem no Trauma (ATNS)
8h às 12h – Aula
12h Às 14h – Almoço
14h às 18h – Aula

11/6
Curso de Suporte Avançado para Enfermagem no Trauma (ATNS)
8h às 14h – Aula

12/6
Gincana sobre protocolos de segurança do paciente
9h às 11h e 14h às 17h – Entrega de garrafas pet e alimentos não perecíveis

13/6
16h – Competição de melhor grito de guerra sobre segurança do paciente
16h30 – Quiz de perguntas e respostas sobre segurança do paciente

14/6
10h às 12h – Atividade lúdica: Show de talentos sobre segurança do paciente
15h30 – Apresentação de dança em dupla das equipes (forró e brega)
17h – Divulgação dos vencedores