Programa de liderança do Hospital Metropolitano contribui para qualidade do atendimento ao usuário

Líderes Desenvolvimento em prol da assistência

A segurança do paciente é um dos componentes da assistência à saúde. Ela está relacionada a aspectos como conhecimento dos profissionais, técnicas de atendimento e processos de gestão. Por isso, a fim de ampliar a qualidade do cuidado com o usuário do Sistema Único de Saúde, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, realiza o programa ‘Desenvolvimento de Líderes’. A iniciativa consiste em encontros mensais com os gestores, com o intuito de potencializar habilidades que influenciam na melhoria dos resultados.

A coach com titulação internacional, Eliene Santos, foi a convidada da última edição do programa, em fevereiro. “Vi contribuição plena, e isso é o principal. Este foi um treinamento construído. Nós construímos coisas fantásticas”, avaliou Eliene. A profissional concluiu o treinamento assegurando que os participantes têm mais recursos para desenvolverem os setores. “Fazer o que for preciso para liderar melhor e, principalmente, para conseguir inspirar as equipes. Um bom líder cria empatia por meio do respeito, da paciência e da escuta. É aquela questão de ser aquilo o que você fala”, afirmou ela.

Segundo a analista de treinamento do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Carmen Lima, os encontros ajudam a despertar características nas lideranças, até então, pouco exploradas. “É mais uma colaboração externa para mais um aprendizado. Com as dinâmicas, foi possível perceber algo que ficou neles e que irão colocar para fora agora”, comentou.

Gestor do setor de Educação Continuada, o enfermeiro Wellingthon Munhoz, considerou que o projeto tende a transformar lideranças para melhor. “Este treinamento com coaching mostra que temos que aprender sempre”, explicou.

Gerenciado pela Pró-Saúde gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência oferece capacitações contínuas para sua equipe. O programa “Desenvolvimento de Líderes” é um deles, sendo coordenado pelo setor de Recursos Humanos e está em funcionamento desde o segundo semestre de 2016. Por meio da iniciativa, um tema específico é trabalhado a cada mês. Nos encontros anteriores foram abordadas as seguintes temáticas: líder coach, relacional interpessoal, planejamento estratégico, gestão do tempo, motivação e trabalho em equipe, gestão do conhecimento e liderança criativa como potencializador de resultados.