Hospital Metropolitano reúne enfermeiros para debater a ‘Sistematização da Assistência de Enfermagem’

????????????????????????????????????

Entre os dias 22 e 23/12, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) realizará o I Fórum Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), tendo como público os enfermeiros da unidade. A promoção é da Diretoria Assistencial da unidade. De acordo com a resolução do Conselho Federal de

 

Enfermagem (COFEN) nº. 358/2009, a SAE é uma atividade privativa do enfermeiro, daí, a necessidade de treinamentos constantes. A implantação da SAE está sendo baseada no modelo de prática clínica do NANDA, NIC e NOC, com metodologia ativa, concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivo, estimulando os colaboradores da instituição como principais agentes de seu aprendizado.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia científica e ordenada. Sua implementação possibilita ao enfermeiro e sua equipe desenvolverem o processo de enfermagem utilizando o conhecimento técnico-científico e humanizado, ampliando a segurança aos pacientes, a qualidade da assistência e o respaldo científico, além de satisfação profissional e maior autonomia aos profissionais.

Baseado nessas premissas, o Hospital Metropolitano trabalha para implementar o processo de Enfermagem, embasado em um referencial teórico que norteie os cuidados da área, de acordo com o perfil dos usuários atendidos na instituição. A unidade tem fomentado, em grupo, o debate e a implementação da SAE, para aprimorar a assistência de Enfermagem. O processo durou quatro meses e será concluído nos dias 22 e 23 de dezembro com a primeira edição do ‘Fórum do SAE’. Nesse período de estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas utilizando a busca ativa na base de dados da LILACS e SCIELO, respeitando todos os princípios éticos, além de discussão coletiva para a escolha e a confirmação das teorias para o embasamento científico de construção da SAE. Em um terceiro momento, foram elaborados instrumentos de trabalho que nortearão os cuidados de Enfermagem, e manuais e treinamentos para as equipes assistenciais e para os gestores da área.