Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) foi fundado em março de 2006. Situado em Ananindeua, próximo à capital do Pará, Belém, foi projetado para atender a demanda de média e alta complexidades em traumas e queimados da Região Metropolitana.

A instituição, que é 100% pública, atende os pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Possui estrutura de grande porte, disponibilizando Pronto-Atendimento e internações. Mensalmente, são realizadas cerca de mil cirurgias. O hospital é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 12 de dezembro de 2012, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O princípio norteador do trabalho desenvolvido na unidade é salvar vidas dos usuários do SUS, com atendimento de qualidade.

Habilitações e certificações/ Prêmios e reconhecimentos

- Selo Green Kitchen
- Referência no tratamento de queimados para a região Norte
- Maior captador de doação de órgãos e tecidos no Estado do Pará
- Centro formador de profissionais na área de saúde

Princípios fundamentais da assistência

Especialidades

Atendimentos


Mais de 600 mil atendimentos e 96% de aprovação de usuários em 2017

163591

Atendimentos multiprofissionais

49657

Atendimentos de urgência, emergência e ambulatorial

198

Leitos Instalados

10589

Cirurgias

8439

Internações

372685

Exames

Programas e Projetos

 
Programas de Residência Médica
Desde 2012, o HMUE organiza suas atividades de ensino e pesquisa, servindo de campo de estágio curricular obrigatório para acadêmicos e residentes das Universidades Públicas e Privadas conveniadas, assim como hospitais de ensino. O primeiro programa de residência ofertado no hospital foi a Residência Multiprofissional, com a disponibilidade de seis vagas anuais em cinco categorias profissionais, sendo elas: Fisioterapia (duas vagas); Enfermagem (uma vaga), Terapia Ocupacional (uma vaga), Fonoaudiologia (uma vaga) e Psicologia (uma vaga). Em fevereiro de 2016, o HMUE já terá formado 17 residentes multiprofissionais. Já nas áreas de Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Trauma e Medicina de Urgência, o HMUE iniciou o programa de residência em 2014, no qual em 2016, terão os primeiros concluintes da turma de Cirurgia Geral.
Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma
Já nas áreas de Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Trauma e Medicina de Urgência, o HMUE iniciou o programa de residência em 2014, no qual em 2016, terão os primeiros concluintes da turma de Cirurgia Geral. Ambos os programas de residência são ofertados para alunos recém-saídos de graduação, com qualificação por meio de prova escrita e análise de títulos.
Programa de Qualificação e Capacitação Profissional
A instituição oferece aos seus colaboradores, de forma contínua, o programa de qualificação e capacitação profissional, no qual são oferecidos mensalmente, treinamentos e capacitações variadas.
Programa Classe Hospitalar
Criado em 2009, o programa oferece atendimento educacional especializado, atendimento no leito e assessoramento pedagógico. São aulas multisseriadas para atender o perfil diferente de cada aluno.
O projeto Classe Hospitalar é destinado, principalmente, as crianças. Em média, são 30 atendimentos por dia. Os alunos estão internadas na ala de pediatria e no Centro de Tratamento de Queimados, vítimas queimaduras e poli traumatismos. Na Classe Hospitalar, trabalha-se o Ciclo I e Ciclo II do Ensino Fundamental, percorrendo todas as áreas de conhecimento, como raciocínio lógico matemático, o estudo da sociedade, códigos e linguagens.