Ensino

Centro de formação de profissionais, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência possui Residência Medica e Multiprofissional. Além de ser ambiente para estágio e internato. Mensalmente, mais de 700 estudantes circulam pela instituição.

A Residência Médica é dividida em Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Trauma e Medicina de Urgência. Já a Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma engloba profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia.

Para pleitear uma vaga na Residência Medica é preciso ficar atento ao edital Unificado ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e hospitais. O processo de qualificação para a Residência Multiprofissional também é por meio de edital realizado pela UEPA.

Todas as atividades de residência são coordenadas pelo Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP). No total, o DEP já concluiu a residência de 18 residentes multiprofissionais, além de um de cirurgia Geral.

O DEP também monitora estágios de profissionais da área da saúde. O Hospital Metropolitano disponibiliza convênios com Instituições de Ensino Superior, entre elas, a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Universitário do Pará (CESUPA), Universidade da Amazônia (UNAMA), Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) e Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Além disso, o convênio também é estabelecido com Hospitais de Ensino, tais como Hospital Universitário João de Barros Barreto, Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e Hospital Ophir Loyola.

Para estágios, o Hospital Metropolitano oferta Estágio Curricular de acordo com a legislação de 2008, sendo que os estagiários são encaminhados e acompanhados pelas Instituições de Ensino Superior.