Com reconhecimento nacional, Metropolitano participa de live sobre os serviços da alimentação hospitalar no Brasil

Em segundo lugar no país, o hospital detém três selos do projeto Green Kitchen por práticas sustentáveis aplicadas na cozinha da unidade

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), marcou presença no evento organizado pelo projeto Green Kitchen, que ocorreu pela internet nesta segunda-feira, 28, reunindo unidades de saúde de todo o Brasil.

O convite foi feito à unidade por uma razão, o Metropolitano, gerenciado pela Pró-Saúde, é o segundo hospital no Brasil com o maior número de selos do Green Kitchen, que reconhece os trabalhos sustentáveis na produção dos alimentos.

A ideia do encontro foi mostrar a atuação do hospital para outras unidades que possuem o selo do projeto. “Os trabalhos que o Metropolitano desenvolve mostram a responsabilidade da instituição com seus colaboradores e pacientes”, ressaltou José Aurélio claro Lopes, mediador do Green Kitchen.

Quem representou o HMUE foi a coordenadora do Serviço de Nutrição Dietética (SND), Edilssa Carla. “Somos um hospital 100% SUS e ser reconhecido no Brasil pelas práticas sustentáveis é um motivo de muita alegria para todos”, ressaltou.

Edilsa Carla aproveitou para pontuar os trabalhos do Metropolitano para tal reconhecimento. “São realizados na instituição trabalhos como horta orgânica, compostagem com casca de frutas, verduras e legumes, oficina de culinária kids, trabalhos que fazem parte do tripé da sustentabilidade”, completou.

O diretor Hospitalar, Itamar Monteiro, parabenizou toda a equipe pelo trabalho e pelo evento. “O convite mostra o trabalho de nutrição desenvolvido no hospital, nos dá credibilidade e traz êxito aos profissionais envolvidos no processo”, pontuou.

Reconhecimento

Nos últimos anos, o HMUE recebeu três selos do projeto, após a comprovação do padrão de qualidade, em termos de aspectos sociais e ambientais, dos serviços de alimentação promovidos pela unidade.

Entre os diferenciais, está o cardápio servido diariamente a pacientes, acompanhantes e colaboradores, com foco em alimentação saudável, sustentabilidade e boas práticas na produção das refeições.

Diariamente, o Hospital Metropolitano é responsável por servir cerca de 2,5 mil refeições na instituição, produção que pode chegar em 70 mil unidades por mês.

Para esse trabalho, a equipe do Serviço de Nutrição Dietética conta com 60 colaboradores, divididos entre copeiros, cozinheiros, auxiliares de cozinha, além de nutricionistas assistenciais e de produção.

Hospitais gerenciados pela Pró-Saúde com o selo Green Kitchen

• Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE);
• Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo veloso;
• Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo;
• Hospital Público Estadual Galileu;
• Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna.
• Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan.