Hospital Metropolitano abre inscrições para o Programa de Voluntariado

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) inicia, na próxima semana, o período de inscrições de voluntários para somar na atenção humanizada aos pacientes internados da Unidade. As inscrições ocorrem de 25/03 a 09/04, das 9h às 17h, no setor de Projetos Sociais do Hospital. Os interessados também podem fazer a pré-inscrição pelo site da Unidade em www.hmue.org.br, na aba Voluntariado.

As áreas de interesse em que os voluntários podem atuar são: apoio à Brinquedoteca, contação de histórias, Musicaterapia, Palhaçaria, cuidados com a beleza, além de Oficinas de Dança e Artesanato. Para participar do Programa Voluntariado da Pró-Saúde, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada.

Após o período de inscrições, os voluntários cadastrados irão participar de uma ambientação para conhecer melhor o Hospital e receber orientações sobre as Políticas Institucionais da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que gerencia o HMUE, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Para a coordenadora de Projetos Sociais do HMUE, Roberta Cardins, a atividade voluntária no Hospital cria um ambiente no qual a dor e a doença são esquecidos, pois transmite alegria e distração para os pacientes, que muitas vezes, só contam com a visita desses voluntários.

“Existem pacientes que já esperam essas visitas como forma de conforto e uma válvula de escape para tudo que estão vivendo, então é uma parceria muito importante para os nossos usuários e que nos mostra que ainda podemos encontrar pessoas que disseminam a empatia e a solidariedade no mundo”, destaca Roberta.

O Hospital Metropolitano está localizado na BR-316, Km 3, s/n, bairro Atalaia, em Ananindeua (PA). O telefone para contato é 3073-3773/3713 e o e-mail é roberta.cardins@hmueprosaude.org.br.

Sobre o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência

Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.